Um grupo de aproximadamente 15 cães de rua tem promovido ataques a moradores do bairro Luís Anselmo, em Salvador. A matilha, que se reúne à noite em frente à torre da Chesf, avança sobre pedestres, já tendo causado algumas mordidas.

Foto: Divulgação.
Relatos indicam que moradores das Ruas Parambu e Hélio de Oliveira preferem usar transporte por aplicativo para evitar os ataques. Donos de pets também pararam de passear com seus animais, temendo que sejam alvo da matilha, liderada por um cachorro branco que instiga os demais a avançarem.
Os cães começaram a aparecer na região há dois anos, quando moradores passaram a alimentá-los, criando um vínculo que favoreceu o crescimento do grupo. Para lidar com situações assim, a recomendação é buscar a Diretoria de Defesa de Animais de Salvador, que implementa políticas de proteção aos animais de rua. Vale lembrar que maus-tratos a animais é crime.
A Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) afirmou que não realiza captura de cães e gatos, mas sugere a castração para evitar comportamentos territoriais e agressividade. Em casos suspeitos de raiva, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pode ser acionado pelo telefone 156. Após a repercussão do caso, o CCZ confirmou que enviará uma equipe ao local para avaliação.
Com informações do Correio da Bahia.