Fraudes na emissão da nova identidade são identificadas na Bahia pelo Instituto Pedro Mello

O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) impediu, entre janeiro e abril deste ano, 30 tentativas de fraude na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) na Bahia. Os casos envolviam pessoas tentando emitir o documento com dados diferentes dos que constavam em identificações anteriores ou utilizando informações de terceiros.

ASCOM- POLÍCIA TÉCNICA

As tentativas foram identificadas graças ao novo sistema de identificação civil implantado no estado em julho de 2024, que permite o cruzamento de dados por meio de verificação multibiométrica — impressões digitais, fotografias, nomes e filiação.

“O sistema cruza automaticamente os dados com os já existentes no banco nacional. Isso permite detectar qualquer divergência ou duplicidade”, explicou Gabriel Pereira de Araújo, coordenador de Investigação e Verificação do IIPM.

Confirmada a tentativa de fraude, o Instituto emite relatórios para a Polícia Civil, Receita Federal e INSS, órgãos responsáveis por eventuais investigações e medidas legais.

Segundo Bruno Fróes, diretor do IIPM, o objetivo é reduzir ainda mais as fraudes, dificultando a ação de criminosos. “Os fraudadores procuram brechas e facilidades. Nosso sistema está cada vez mais robusto para impedir essas práticas”, afirmou.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco