Um protesto em Buenos Aires, na quarta-feira (12), resultou em um grave incidente envolvendo o fotógrafo Pablo Nahuel Grillo, de 35 anos. Durante a manifestação, ele foi atingido na cabeça por uma bomba de gás lacrimogêneo disparada pela polícia. Grillo, que registrava o evento, foi socorrido por manifestantes e levado ao hospital, onde passou por cirurgia. Seu estado é considerado crítico.

Foto: Divulgação.
O episódio foi registrado em vídeo, mostrando o momento em que o fotógrafo, agachado próximo a um objeto em chamas, é atingido e cai. Segundo o jornal argentino “La Nación”, o impacto foi causado pela cápsula da bomba, que atingiu diretamente sua cabeça.
O protesto, que pedia reajustes nas pensões e melhores condições para aposentados, contou com a participação de torcidas organizadas de futebol, o que intensificou os confrontos. A polícia utilizou jatos de água e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes, enquanto objetos eram lançados contra os agentes. Um carro policial foi incendiado durante o tumulto.
O governo do presidente Javier Milei classificou o caso como um “acidente não previsto” e lamentou o ocorrido. Guillermo Francos, chefe de Gabinete, afirmou que a polícia não tem como objetivo atingir diretamente os manifestantes, mas reconheceu que situações como essa podem gerar consequências trágicas.
Além de Grillo, outros incidentes foram registrados durante o protesto. Sessenta pessoas foram detidas, seis policiais ficaram feridos e uma aposentada sofreu lesões ao ser empurrada por um policial. O confronto se estendeu até o Centro Histórico de Buenos Aires, próximo à Casa Rosada, sede do governo argentino.
Com informações do G1.