Fóssil da formiga mais antiga do mundo é encontrado no Ceará

Pesquisadores identificaram na Bacia do Araripe, no Ceará, o fóssil da formiga mais antiga já registrada pela ciência. A espécie, chamada Vulcanidris cratensis, viveu há cerca de 113 milhões de anos e pertence ao grupo extinto das formigas-do-inferno, conhecidas por suas mandíbulas em forma de foice.

Foto: Anderson Lepeco.

Detalhes da descoberta

  • Localização: O fóssil foi encontrado na Formação Crato, uma unidade geológica rica em fósseis do período Cretáceo Inferior.
  • Características: A formiga tinha cerca de 1,35 cm e apresentava mandíbulas especializadas, provavelmente usadas para capturar presas.
  • Importância: Este registro é 13 milhões de anos mais antigo que os fósseis de formigas conhecidos anteriormente, encontrados na França e em Mianmar.

Contexto paleontológico

A Formação Crato é famosa pela preservação excepcional de fósseis, incluindo insetos, plantas e até dinossauros. A descoberta reforça a importância da região para o estudo da evolução e adaptação de espécies.

Com informações do G1.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco