Um incidente envolvendo a nave Starship da SpaceX causou o espalhamento de fragmentos no céu, afetando o tráfego aéreo nos Estados Unidos. O voo de teste, realizado na quinta-feira (6), não teve sucesso completo e resultou na perda de contato com a nave cerca de 10 minutos após a decolagem, perto das Bahamas.

Foto: @_ericloosen_ via Reuters
Em resposta, a Administração Federal de Aviação (FAA) ordenou a suspensão temporária de voos partindo para os aeroportos de Miami, Fort Lauderdale, Orlando e Palm Beach, o que gerou atrasos de cerca de 45 minutos em média. A FAA também impôs restrições de tráfego aéreo nas áreas afetadas pelos detritos da nave, interrompendo operações de aeronaves na região até que os riscos fossem mitigados.
Apesar do incidente, a SpaceX conseguiu realizar com sucesso a captura do foguete que transportava a nave, um feito técnico significativo. A missão tinha como objetivos implantar satélites da Starlink e realizar um teste com o motor Raptor da nave, mas a falha impediu o sucesso completo da missão.
A FAA exigiu que a SpaceX conduza uma investigação de acidente sobre o incidente. O episódio também gerou vídeos nas redes sociais mostrando o que seria a Starship se desintegrando no espaço. A SpaceX já havia enfrentado dificuldades semelhantes em um teste anterior em janeiro.
Com informações do G1.