Estudantes da rede estadual assistem ao filme “Ainda Estou Aqui” em sessões gratuitas

Mais de 8 mil estudantes da rede estadual da Bahia estão participando de sessões gratuitas de cinema para assistir ao filme Ainda Estou Aqui, que está concorrendo ao Oscar em várias categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com a Fundação Pedro Calmon, aconteceu no Cine Glauber Rocha, localizado na Praça Castro Alves, em Salvador, e beneficiou 790 alunos de escolas da capital e de Lauro de Freitas. Ao longo da semana, as exibições foram realizadas para estudantes do Ensino Médio Regular, do Turno Noturno e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 3.200 alunos da capital e 5.500 do interior.

Foto: Memo Soul

Após as sessões, as escolas promovem atividades pedagógicas relacionadas ao conteúdo do filme. A estudante Yasmin Reis, de 25 anos, do Colégio Estadual Francisco Pereira Franco, em Lauro de Freitas, afirmou que a oportunidade foi enriquecedora. “Gostei muito de assistir ao filme com meus colegas de forma gratuita. Essa atividade cultural realmente agrega conhecimento”, declarou.

A professora Maihara Marques, que acompanha Yasmin, destacou a importância de explorar diferentes espaços de aprendizado, como o cinema. “O filme traz uma reflexão sobre a luta pela democracia e nos oferece a chance de discutir o período da ditadura civil-militar”, afirmou.

Para Thiago Gabriel Vidal, de 18 anos, estudante da EJA no Colégio Estadual Euricles de Matos, a sessão foi uma nova oportunidade de compreender a trama sob uma perspectiva diferente. “Na primeira vez, vi o filme com meu pai, mas hoje, com a experiência de estar no cinema, percebi mais sobre a vulnerabilidade dos perseguidos pelo regime militar”, comentou.

Dirigido por Walter Salles e baseado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, o longa-metragem Ainda Estou Aqui aborda o desaparecimento e assassinato do ex-deputado Rubens Paiva durante a ditadura militar. O filme recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza e garantiu o Globo de Ouro de Melhor Atriz para Fernanda Torres.

Com informações do Bahia.Ba.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco