
Medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy, indicados principalmente para o tratamento de diabetes, têm sido amplamente prescritos off-label para emagrecimento. No entanto, especialistas alertam que o uso desses remédios pode levar à desnutrição em alguns pacientes. Isso ocorre porque o efeito desses medicamentos pode reduzir a fome, fazendo com que as pessoas se alimentem menos ou por períodos mais curtos, o que é comum durante o tratamento.
Embora esses medicamentos sejam eficazes na perda de peso, a redução excessiva da ingestão alimentar pode resultar em carência de nutrientes essenciais, como vitaminas e minerais. A falta desses elementos pode causar sintomas como fadiga e tontura, além de comprometer o funcionamento adequado do corpo.
“O fato de uma pessoa ter excesso de gordura no corpo não significa que ela tenha níveis suficientes de vitaminas, minerais e fibras essenciais”, explica o médico Marcio Mancini, chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do departamento de obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem).
De acordo com o Metrópoles, médicos enfatizam que o emagrecimento promovido por esses medicamentos deve ser monitorado por profissionais, como nutricionistas. “Com a redução do apetite e da ingestão calórica, o paciente tende a achar que comer menos é melhor. Isso pode resultar em sintomas como tontura, dor de cabeça e mal-estar, que são frequentemente atribuídos ao medicamento, quando, na verdade, podem estar relacionados à falta de nutrientes”, alerta o endocrinologista Fábio Trujilho.
Além disso, a perda de peso significativa — que pode variar entre 25% e 30% — pode ocasionar a má absorção de nutrientes, com consequências como deficiência de ferro, anemia e até osteoporose, especialmente em pacientes que utilizam medicamentos à base de liraglutida (Saxenda), semaglutida (Ozempic e Wegovy) e tirzepatida (Mounjaro), que induzem perdas superiores a 15% do peso corporal.
Mancini destaca que pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, que também resulta em perda de peso expressiva, devem fazer uso de suplementos vitamínicos e minerais pelo resto da vida. “Antes e após a cirurgia, exames de sangue são realizados para garantir que a suplementação seja adequada”, afirma o médico.