O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já tem datas definidas. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, seguindo o formato tradicional de dois domingos consecutivos.

Foto: Pexels
Período de inscrições
Os candidatos poderão se inscrever entre os dias 26 de maio e 6 de junho. O edital oficial do exame será publicado nos próximos dias, trazendo mais detalhes sobre taxas e procedimentos.
Estrutura das provas
Se mantido o formato dos anos anteriores, a divisão das disciplinas será a seguinte:
- 9 de novembro:
- 45 questões de Linguagens (40 de Língua Portuguesa e 5 de Inglês ou Espanhol)
- 45 questões de Ciências Humanas
- Redação
- 16 de novembro:
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza
Os horários de aplicação seguem o padrão dos últimos anos: abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h, início das provas às 13h30 e término às 19h no primeiro dia e 18h30 no segundo.
Utilização da nota do Enem
A nota do Enem pode ser usada para ingresso em diversas instituições de ensino superior, tanto no Brasil quanto no exterior. Entre as principais formas de acesso estão:
- Sisu: Sistema de Seleção Unificada para universidades públicas
- Prouni: Programa de bolsas em faculdades particulares
- Fies: Financiamento estudantil para cursos privados
- Universidades internacionais: Algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá aceitam a nota do Enem no processo seletivo.
O exame continua sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, e os candidatos devem ficar atentos às próximas atualizações do Ministério da Educação.
Com informações do G1.