O embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Cieszkowski, esteve em Salvador na última semana para fortalecer parcerias entre os dois países. Durante sua visita, ele se reuniu com autoridades e participou de um city tour pela capital baiana, passando por pontos turísticos como a Igreja do Bonfim, o Santuário Santa Dulce dos Pobres, o Mercado Modelo e o Pelourinho.

Foto: Divulgação.
Parcerias e investimentos
Em encontro com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, Cieszkowski destacou o interesse da Polônia em cooperar com o estado em áreas como cultura, educação, comércio e investimentos. Ele também mencionou a possibilidade de retomar voos fretados entre Salvador e Varsóvia, que já trouxeram cerca de sete mil turistas poloneses à Bahia entre 2023 e 2024, movimentando sete milhões de dólares na economia local.
Impacto no turismo
A cônsul honorária da Polônia em Salvador, Rita Grodzka, ressaltou que a Bahia tem sido promovida intensamente na Polônia, aumentando o interesse dos turistas poloneses. Mesmo sem um voo direto atualmente, muitos visitantes do país estiveram em Salvador durante o Carnaval e o verão.
Eventos culturais
Durante sua estadia, a Embaixada da Polônia promoveu a encenação da peça “Charlie”, do dramaturgo polonês Sławomir Mrożek, no Teatro Molière, da Aliança Francesa, na Barra. O embaixador também participou de um encontro com autoridades no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.
A visita reforça a importância da Bahia como destino turístico para os poloneses e abre portas para futuras colaborações entre os dois países.
Com informações do Bnews.