Um dos cartões-postais mais emblemáticos de Salvador, o Elevador Lacerda foi totalmente requalificado e restaurado pela Prefeitura e entregue à população nesta terça-feira (25). O equipamento, que completou 150 anos em 2023, é um dos principais meios de transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, atendendo cerca de seis mil pessoas diariamente.

A requalificação incluiu a recuperação de características originais da construção, como a tonalidade das fachadas, esquadrias e varandas laterais do andar superior. O túnel de acesso às cabines também foi restaurado, e o elevador ganhou uma nova iluminação especial. Além disso, as quatro cabines foram substituídas por modelos modernos, climatizados e equipados com motores de resgate. O investimento total na obra foi de mais de R$ 14 milhões.
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Bruno Reis destacou a importância da revitalização para o turismo e a mobilidade urbana. “Estamos resgatando o Centro Histórico e devolvendo a cidade para os cidadãos. Esse projeto faz parte de um conjunto de investimentos que somam R$ 1 bilhão na região”, afirmou.
O Elevador Lacerda voltará a operar a partir desta quarta-feira (26), com gratuidade nos primeiros 90 dias. Durante o Carnaval, o funcionamento será 24 horas, garantindo o transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.