Quem perdeu documentos ou objetos durante o Festival Virada Salvador 2025 já pode recuperá-los na base da Guarda Civil Municipal (GCM). A retirada está disponível a partir desta quinta-feira (2), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da GCM, localizada na Avenida San Martin, 734, Fazenda Grande do Retiro.
Os itens recolhidos permanecerão no local por até um mês. Após esse prazo, os documentos serão encaminhados aos órgãos emissores. Para facilitar a busca, a lista completa dos documentos encontrados, com os respectivos nomes, está disponível no site oficial da GCM: www.gcm.salvador.ba.gov.br.

Como recuperar
Para retirar os documentos, é necessário apresentar um documento oficial com foto, boletim de ocorrência e informar nome completo e data de nascimento. A GCM recomenda que as pessoas procurem o posto de atendimento o quanto antes, evitando possíveis transtornos.
Queda significativa nos itens perdidos
Nesta edição do Festival, a GCM registrou uma redução de 62,9% na quantidade de itens recolhidos, totalizando 141 documentos e objetos encontrados durante os cinco dias do evento. Entre os itens catalogados estão carteiras de identidade, CPF, carteiras de trabalho, documentos funcionais, cartões de crédito, carteiras e chaves de veículos.
De acordo com James Azevedo, coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, o uso crescente de documentos digitais e as campanhas de conscientização contribuíram para a diminuição no número de itens perdidos. “Fizemos uma campanha para orientar as pessoas a não levarem tantos documentos para a festa. Além disso, tivemos menos ocorrências de segurança, o que também resultou em menos objetos perdidos”, explicou.
Solidariedade durante o festival
A estudante Camile Almeida, de 22 anos, encontrou um documento no penúltimo dia do festival e entregou no estande da Guarda Municipal, localizado na Vila Prefs, dentro da Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio.
“Assim que eu vi, pensei em entregar para um responsável. Primeiramente, porque não é meu, e também porque imaginei que quem perdeu deveria estar desesperado. Se fosse comigo, gostaria que fizessem o mesmo”, compartilhou Camile.
A GCM reforça a importância da colaboração do público durante eventos de grande porte, como o Festival Virada Salvador, para garantir a devolução rápida e segura de documentos e objetos perdidos.