Dilma Rousseff é reeleita para mais cinco anos no comando do Banco do Brics

A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, foi reconduzida à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco do Brics, para um novo mandato de cinco anos. O anúncio foi feito durante um evento da instituição no fim de semana.

Foto:  Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Indicada por Lula em 2023 para substituir Marcos Troyjo, Dilma assumiu o cargo na metade do mandato e agora recebeu o aval da Rússia para continuar no posto. Pela regra de rotatividade, o país comandaria a instituição a partir deste ano, mas, segundo a Agência Brasil, Vladimir Putin optou por manter Dilma à frente do banco, evitando que a guerra na Ucrânia impactasse a condução dos trabalhos.

O NDB, com sede em Xangai, financia projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros do Brics. A reeleição de Dilma ocorre no momento em que o Brasil assume a presidência do grupo e se prepara para sediar a cúpula do Brics em julho, no Rio de Janeiro.

A ministra Gleisi Hoffmann parabenizou Dilma pela recondução, destacando seu papel no fortalecimento do banco. Dilma Rousseff foi a primeira mulher a presidir o Brasil, governando de 2011 até 2016, quando foi afastada por um processo de impeachment, sendo sucedida por Michel Temer.

Com informações do G1.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco