Desempenho em matemática no ensino médio regride a níveis de 2011

Apenas 5,2% dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública em 2023 atingiram um nível de aprendizagem adequado em matemática, segundo análise do Iede e do Todos Pela Educação, com base nos dados do Saeb 2023. O número é semelhante ao registrado em 2011, demonstrando um retrocesso significativo.

Foto: SEDUC.

Comparações e desigualdades

  • Rede privada: 30,5% dos alunos apresentaram desempenho adequado, evidenciando a desigualdade entre redes.
  • Desigualdades raciais: No ensino médio, apenas 3% dos estudantes pretos alcançaram o nível adequado em matemática, contra 8% dos brancos.
  • Desigualdades socioeconômicas: No 5º ano, 61% dos alunos mais ricos atingiram desempenho adequado em língua portuguesa, frente a 45% dos mais pobres.

Recuperação pós-pandemia

Embora tenha havido uma leve melhora em relação a 2021 (5%), o desempenho ainda está abaixo dos 6,9% registrados em 2019, antes da pandemia. Em língua portuguesa, 32,4% dos alunos do 3º ano do ensino médio atingiram o nível adequado, também abaixo dos números de 2019 (33,5%).

Os dados reforçam a necessidade de políticas públicas robustas para reduzir as desigualdades e recompor as perdas educacionais.

Com informações do G1.

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