Na noite desta terça-feira (26), equipes da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) atenderam prontamente à ocorrência de um desabamento parcial de um casarão na Avenida José Joaquim Seabra, região da Baixa dos Sapateiros, próximo à Ladeira da Saúde. O imóvel, de uso comercial, não registrou vítimas.
Assim que acionados, técnicos da Codesal se deslocaram para o local e uniram esforços com o 1º Grupamento de Bombeiros Militar (1º GBM) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) para a avaliação da área. Como medida de precaução, os moradores das edificações vizinhas foram evacuados e estão recebendo apoio e acolhimento da equipe da Sempre.
“A edificação atingida era comercial e, felizmente, não houve vítimas. Já evacuamos os moradores das casas laterais e os agentes da Sempre estão cuidando do atendimento e abrigamento dessas famílias”, explicou o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, que acompanha os trabalhos no local.
Além da Defesa Civil, a ação conta com o suporte da Diretoria de Iluminação Pública (Dsip), da Guarda Civil Municipal (GCM), da Transalvador, da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) e da concessionária Neoenergia Coelba. O isolamento da área foi estabelecido para garantir a segurança durante as operações.
A Secretaria de Manutenção (Seman) já mobilizou maquinário para o local, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) organiza a demolição das partes instáveis do casarão. “Estamos aguardando os serviços da Coelba para garantir a segurança antes de prosseguir com a demolição”, destacou Sosthenes.
Chuvas intensas e alertas
A Codesal também emitiu alertas devido às fortes chuvas que atingem Salvador. Comunidades como Baixa do Cacau (São Caetano), Bom Juá, Vila Picasso (Capelinha), Voluntários da Pátria (Lobato) e Calabetão foram notificadas, com acionamento de sirenes e orientação para que os moradores se dirijam a locais seguros, seguindo o protocolo de treinamentos realizados previamente.
Nos últimos três dias, os índices pluviométricos ultrapassaram os 150mm em diversas regiões, incluindo Bom Juá (176mm), Calabetão (152mm) e São Caetano/Baixa do Cacau (163mm).
A Defesa Civil mantém atendimento 24 horas pelo telefone gratuito 199 para quaisquer emergências.
Fotos: Divulgação