A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ), nova líder do partido na Câmara, apresentou um projeto de lei para criar um auxílio emergencial destinado aos brasileiros deportados, especialmente daqueles que estão sendo retornados dos Estados Unidos. O auxílio seria de um salário mínimo, a ser pago por 12 meses, a todos os repatriados que possuíam residência fixa em outro país e que não tenham cometido crimes conforme a legislação brasileira.
Foto: José Cruz/Agência Brasil
No projeto, a deputada justifica a criação do “Auxílio Emergencial para Repatriados Forçados” como uma medida necessária para amparar cidadãos brasileiros que retornam ao país em uma situação de extrema vulnerabilidade.
Com a volta de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, as deportações de brasileiros que entraram ilegalmente no país se tornaram um ponto de tensão entre a Casa Branca e os governos da América Latina. Em 24 de janeiro, um voo com brasileiros deportados fez uma parada não programada em Manaus, e o Palácio do Planalto questionou a embaixada americana sobre o tratamento dispensado aos repatriados.
Com informações do Bahia.Ba.