O Conselho Técnico da CBF, realizado nesta terça-feira (11), abriu espaço para a discussão de duas propostas que prometem agitar os bastidores do futebol brasileiro: a redução no número de rebaixados para a Série B e a limitação de estrangeiros permitidos por partida. Ambas as mudanças, caso aprovadas, só entrariam em vigor a partir de 2027, respeitando os contratos vigentes e planejamentos dos clubes.

Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Redução de estrangeiros em campo
A proposta prevê a redução do limite de estrangeiros de nove para seis por partida. Dorival Júnior, técnico da seleção brasileira masculina, já manifestou apoio à ideia, destacando a necessidade de priorizar jovens atletas formados no país. Existe ainda a possibilidade de implementar a mudança de forma gradual, para não prejudicar os planejamentos dos clubes, que hoje contam com mais de 130 jogadores estrangeiros na Série A. Importante lembrar que o limite se aplica apenas aos relacionados para os jogos, enquanto os elencos podem incluir quantos estrangeiros quiserem.
Diminuição no número de rebaixados
A segunda proposta sugere reduzir de quatro para três o número de equipes rebaixadas da Série A para a Série B. Essa mudança impactaria todas as divisões do futebol nacional, ajustando o sistema de acesso e descenso em cascata, até a Série D. O argumento favorável se baseia na desproporcionalidade de rebaixar 20% dos participantes do campeonato (4 de 20) e na maior estabilidade competitiva para os clubes. Exemplos como os de Fluminense e Atlético-MG, que lutaram contra o rebaixamento enquanto disputavam a Libertadores, são usados para justificar a medida.
Próximos passos no debate
As propostas serão analisadas pelo Conselho Nacional de Clubes (CNC), que contará com representantes da Série A, como Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Internacional, São Paulo e Vasco, além do Palmeiras como convidado. O CNC deve se reunir mensalmente ao longo de 2025 para discutir os impactos das mudanças. Na Série B, os clubes também terão um papel importante no debate, com um conselho técnico marcado para esta sexta-feira (14).
Com informações do G1.