O coronel BM Aloísio Mascarenhas Fernandes tomou posse, na tarde desta última segunda-feira (31), como novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM). A cerimônia aconteceu no Instituto Militar de Ensino Superior de Bombeiros (Imesb), em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador.

O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. Fernandes substitui o coronel Adson Marchesini no cargo.
Soteropolitano, o novo comandante ingressou no Curso de Formação de Oficiais da PMBA em 1991 e, em 1997, realizou o Curso de Especialização para Oficiais Bombeiros na Faculdade de Tecnologia de São Paulo. Além disso, é bacharel em Ciências Jurídicas e especializado em Segurança Pública.
Entre suas experiências destacam-se a coordenação da tropa do CBMBA durante as enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024, a atuação como conselheiro técnico policial da missão das Nações Unidas no Haiti (Minustah) e a participação no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Fiocruz-BA.
Durante a cerimônia, foram entregues uma embarcação e um reboque para o 13º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) de Amaralina, em Salvador, destinados a atender ocorrências aquáticas.