A Conmebol abriu um procedimento disciplinar para apurar um gesto racista feito por um torcedor do Palmeiras durante a partida contra o Cerro Porteño, realizada na quarta-feira (9) no Allianz Parque. O jogo, válido pela Copa Libertadores, terminou com vitória do Palmeiras por 1 a 0.

Foto: Divulgação.
O caso
Imagens que circulam nas redes sociais mostram um torcedor do Palmeiras fazendo gestos racistas em direção à torcida do Cerro Porteño. O clube brasileiro lamentou o ocorrido e informou que está utilizando o sistema de biometria facial e câmeras de vigilância para identificar o responsável. Assim que identificado, o torcedor será banido da plataforma de compra de ingressos e do programa de sócio-torcedor Avanti. Além disso, o Palmeiras registrará um Boletim de Ocorrência para garantir a apuração completa do caso.
Possíveis punições
De acordo com o Código Disciplinar da Conmebol, o clube pode ser multado em pelo menos 100 mil dólares e sofrer outras sanções, como o fechamento de setores do estádio. O Artigo 15 do documento prevê redução da penalidade caso o clube colabore com as investigações.
Nota oficial do Palmeiras
O clube reafirmou seu compromisso em combater qualquer forma de discriminação e declarou que continuará empenhado em eliminar condutas preconceituosas dos estádios sul-americanos.
Com informações do Bnews.