A ação teve como alvo um grupo criminoso envolvido em homicídios, tráfico de drogas e roubos de veículos.

Foto: Policia Civil
Segundo a Polícia Civil, Luís Cláudio dos Santos Passo, apontado como um dos chefes do grupo, morreu em confronto com policiais em Presidente Tancredo Neves. Em Salvador, outros quatro suspeitos foram mortos em trocas de tiros com as forças de segurança. Entre eles, Israel de Jesus dos Santos, considerado o “braço direito” de Luís Cláudio, e Roberto Rivelino Miranda de Oliveira, identificado como comandante da organização criminosa. Os confrontos aconteceram nos bairros de Vila Canária e Castelo Branco.
A operação cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em diversos bairros da capital baiana, incluindo Vale dos Lagos e Pau da Lima. Durante as ações, foram apreendidas armas, munições, granadas, drogas, dinheiro e celulares.
As investigações apontam que o grupo criminoso é responsável por pelo menos sete homicídios, incluindo o assassinato de uma criança de 11 anos em novembro de 2023, no bairro de Vila Canária. Outras vítimas incluem Anderson dos Santos Nascimento Filho, morto em março de 2023, Cristiano Santos Reis, assassinado em São Marcos, e Paloma Assis São Pedro, em Tancredo Neves. A polícia acredita que os crimes estão diretamente ligados ao tráfico de drogas.
Das 10 pessoas presas, nove já tinham mandados de prisão em aberto. Sete desses mandados foram cumpridos dentro do sistema prisional. Além disso, uma mulher foi detida em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
A Operação Reciclagem contou com 344 policiais e a participação de diversas unidades da Polícia Civil, incluindo os Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Especializado de Investigações Criminais (Deic), além do apoio da Polícia Militar e do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP).
Com informações do G1.