A cerimônia de posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da União dos Municípios da Bahia (UPB) e da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA) ocorrerá na próxima sexta-feira, 28, no Auditório da UPB, em Salvador. O evento contará com a presença de prefeitos e prefeitas de diversas cidades baianas, além do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, entre outras autoridades.

Durante a cerimônia, o atual presidente da UPB, Quinho Tigre, transmitirá o cargo ao prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso. Serão empossados outros 16 gestores, incluindo seis novos membros da diretoria executiva e 10 membros do conselho fiscal, entre titulares e suplentes.
A nova diretoria executiva será formada por:
- Beto Pinto (MDB), vice-presidente institucional e prefeito de Medeiros Neto
- Kitty Guimarães (Avante), vice-presidente administrativa e prefeita de Taperoá
- Danillo Sales (PCdoB), 1º secretário e prefeito de Várzea da Roça
- Vitor do Posto (MDB), 2º secretário e prefeito de Santanópolis
- Arnaldo Oliveira (PSB), 1º tesoureiro e prefeito de Caém
- Regis Aragão (PP), 2º tesoureiro e prefeito de Ituberá
Além disso, o prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, assumirá a presidência da FECBAHIA, substituindo Thiancle Araújo.
Sobre Wilson Cardoso
Wilson Paes Cardoso, prefeito reeleito de Andaraí, na Chapada Diamantina, está em seu quarto mandato no município. Com 73 anos, Cardoso é também empresário e pecuarista. Ele foi presidente da FECBAHIA de 2020 a 2022 e, desde outubro de 2023, tem recebido apoio significativo de prefeitos para sua candidatura à presidência da UPB. A chapa “União de Verdade” foi registrada como única e Cardoso será eleito por aclamação para o biênio 2025-2026.