O Centro Estadual de Referência às Pessoas com Doença Falciforme Rilza Valentim (CERPDF), vinculado à Hemoba, celebra dois anos de funcionamento neste mês de março. Criado para oferecer tratamento especializado a pessoas com doenças hematológicas benignas, principalmente a doença falciforme (DF), o centro registrou 230.285 atendimentos no período.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
A unidade oferece serviços ambulatoriais em hematologia, gastroenterologia, odontologia, fisioterapia, psicologia, nutrição e assistência farmacêutica. Conta também com uma agência transfusional e o exame de doppler transcraniano, essencial para detectar precocemente alterações nos vasos cerebrais que podem causar AVC. O Centro acompanha cerca de cinco mil pessoas na Bahia e é responsável pela distribuição de medicamentos de alto custo.
A doença falciforme, que altera a forma dos glóbulos vermelhos, é mais prevalente na Bahia devido à miscigenação racial, com predominância de pessoas negras. Para entender melhor a situação, o CERPDF e a SESAB realizam um censo para mapear a população afetada e as regiões mais impactadas, com o objetivo de desenvolver políticas públicas eficazes.
A iniciativa complementa o trabalho de notificação compulsória promovido pelo Ministério da Saúde, buscando aprimorar o atendimento e ampliar o alcance dos serviços oferecidos às pessoas com DF em todo o estado.
Com informações do Bahia.Ba.