O Carnaval de Salvador 2026 terá o samba como tema central. Com o slogan “O Samba Nasceu Aqui”, a identidade oficial da festa celebra os 110 anos do primeiro registro do gênero musical e reforça a origem afro-baiana de um dos ritmos mais representativos da cultura brasileira, além do papel histórico da capital baiana em sua formação.
O samba começou a se consolidar no final do século XIX e teve seu primeiro registro oficial em 1916, com a música Pelo Telefone, depositada na Biblioteca Nacional. A obra surgiu em uma roda de samba na casa da baiana Tia Ciata, que levou para o Rio de Janeiro as tradições do samba de roda da Bahia.
Em 2005, o samba de roda do Recôncavo Baiano foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em Salvador, o ritmo mantém forte presença no Carnaval e marca a abertura oficial da festa no circuito Osmar (Campo Grande), na quinta-feira da folia, com blocos tradicionais.
A identidade visual do Carnaval 2026 foi desenvolvida a partir de pesquisa histórica e valorização das raízes do samba. O diretor de criação da BTS Comunicação, Alisson Percontini, destacou o conceito que guiou o projeto. “O samba nasceu no Recôncavo, nos terreiros, nas rodas e nos batuques das comunidades negras. A partir disso, escolhemos instrumentos que traduzem a essência do samba, como pandeiro, viola, cavaquinho, atabaque e reco-reco, com destaque para o pandeiro, que é imediatamente associado ao ritmo”, afirmou.
As cores e formas da marca foram inspiradas nas vestimentas tradicionais do samba de roda, com influência afro-brasileira, estampas vibrantes e tipografia com traços curvos que remetem aos instrumentos musicais.
Para o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, o tema reafirma a importância histórica da capital baiana. “O samba tem origem nas tradições afro-baianas, especialmente no samba de roda, reconhecido como patrimônio cultural. Salvador tem papel central nesse nascimento, e trazer o samba como tema do Carnaval é reafirmar essa verdade histórica”, declarou.
