A operação do BRT (Bus Rapid Transit) no Carnaval de Salvador tem apresentado resultados expressivos este ano, com um aumento de 120% no número de passageiros transportados no domingo (2), em comparação ao mesmo dia de 2024. Mais de 17 mil pessoas utilizaram o serviço, um salto significativo em relação aos cerca de 8 mil passageiros no ano anterior.

Foto: Valter Pontes/ Secom PMS
Além disso, o Plano Inclinado Liberdade-Calçada teve um aumento de quase 150% no volume de passageiros transportados, com mais de 4,5 mil usuários utilizando o ascensor, comparado ao domingo de Carnaval de 2024. O Elevador Lacerda, reaberto após requalificação, também registrou um aumento de 71%, com aproximadamente 23 mil passageiros utilizando o modal.
No total, mais de 365 mil passageiros utilizaram os sistemas de transporte municipais no quarto dia de Carnaval, com destaque para a linha gratuita Lapa-Calabar, que transportou mais de 92 mil pessoas, realizando mais de 2,3 mil viagens. No entanto, nove atos de vandalismo em ônibus foram registrados.
Durante as operações de combate ao transporte clandestino, 180 veículos foram abordados, resultando em 37 autuações e a remoção de veículos ao pátio. Esse número representa um aumento de 365% em relação ao ano anterior.
Trânsito e Segurança
O sistema de controle de acesso aos circuitos de Carnaval também registrou números impressionantes, com cerca de 70 mil passagens pelos portais entre as 13h de domingo e as 5h desta segunda-feira (3), marcando um aumento de 105% em comparação com o ano passado. Além disso, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou sete acidentes, com seis feridos e nenhum óbito.
A segurança também foi reforçada, com a Guarda Civil registrando uma queda de 52,9% nas ocorrências em comparação com o ano anterior. Cerca de 6,5 mil crianças foram identificadas nos circuitos, além de 656 patrulhamentos e 364 abordagens preventivas realizadas.
Saúde e Limpeza
Nos módulos de saúde, a maioria dos atendimentos foram de natureza clínica, com 80% dos pacientes recebendo cuidados nessa área. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) observou uma redução nos atendimentos cirúrgicos, com uma queda de 58% em relação ao ano anterior.
Quanto à limpeza, a Limpurb recolheu 134 toneladas de resíduos nos circuitos, apresentando uma redução de aproximadamente 5% em comparação com 2024. Além disso, 37,5 toneladas de recicláveis foram coletadas.
Com relação à infraestrutura de iluminação, equipes trabalharam para resolver problemas rapidamente, como apagões e cabos expostos, garantindo a segurança e o bom funcionamento das festividades.
O Carnaval de Salvador segue mantendo sua grandiosidade, com números impressionantes de transporte, segurança e serviços públicos, enquanto os foliões continuam a aproveitar a maior festa de rua do mundo.
Com informações do Bahia.Ba.