Desde o último sábado (21), uma força-tarefa composta por bombeiros e aeronaves está atuando intensamente para conter os incêndios florestais que atingem Lençóis, na Chapada Diamantina, como parte da Operação Florestal 2024. As equipes trabalham no combate ao avanço das chamas, que afetam a vegetação local.

A operação, conduzida pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), conta com 53 bombeiros especializados em ações florestais, apoiados por 13 viaturas. Até o momento, foram combatidos 1.001 incêndios, realizadas 1.911 orientações preventivas e atendidos 105 municípios.
Em Lençóis, o trabalho de combate aos incêndios é reforçado pela colaboração de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (BRAL), da Brigada Voluntária de Lençóis (BVL), da Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACVVC) e da Brigada Voluntária de Campos do São João.