Bloquinho dos idosos: Celebração de carnaval no Santo Antônio Além do Carmo nesta quarta-feira (19)

Na próxima quarta-feira (19), o tradicional Bloquinho dos Idosos vai colorir as ruas do Santo Antônio Além do Carmo com a participação dos alunos do projeto Saúde Melhor Idade. Espera-se a presença de cerca de 200 idosos, que irão se juntar à festiva iniciativa promovida pela Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (Cprev) da Guarda Civil Municipal (GCM).

Foto: GCM/PMS

Às 15h, o grupo se concentrará em frente ao Centro de Saúde do bairro, já com suas camisas do bloco e adereços carnavalescos. Em seguida, o cortejo seguirá pela Rua Direta, acompanhados pela Banda de Música da GCM, até o Largo de Santo Antônio, onde a festividade será encerrada.

James Azevedo, coordenador de Ações de Prevenção à Violência da GCM, explica que o evento tem o intuito de proporcionar aos idosos uma experiência carnavalesca especial, trazendo de volta as clássicas marchinhas de carnaval. “Com muitos viajando ou não se interessando pelo Carnaval, antecipamos essa diversão, que também marca a pausa da Guarda Municipal para a Operação Carnaval. É uma oportunidade para confraternizar, brincar e curtir”, afirma Azevedo.

Ao chegar ao Largo de Santo Antônio, o grupo irá realizar uma volta ao coreto, com a participação de Ubirajara Azevedo, que fará uma apresentação solo para o público, encerrando a festa.

A atividade, além de promover a integração social, traz benefícios para a saúde física e mental dos participantes. “É um momento de interação e diversão que trabalha corpo e mente. Para muitos, que acompanham o Carnaval há anos, é uma forma de preservar a memória cultural e vivenciar momentos de alegria e descontração”, destaca Azevedo.

Projeto Saúde Melhor Idade
O projeto Saúde Melhor Idade tem como missão melhorar a qualidade de vida, autoestima e coordenação motora dos idosos. Coordenado pela Guarda Municipal desde 2017, o projeto atende cerca de 300 idosos, oferecendo atividades físicas adaptadas, como capoeira, passeios e eventos culturais, nos bairros de Santo Antônio Além do Carmo, Fazenda Grande do Retiro e Pituba.

Os benefícios do projeto incluem aumento da disposição física, mobilidade, redução da ansiedade e do estresse, além de uma significativa melhoria no humor e no sono, com redução dos sintomas da depressão.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco