Alunos e professores da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) foram pegos de surpresa nesta semana com a interdição dos bebedouros da unidade, após a detecção de contaminação por bactérias. A medida foi tomada na última terça-feira (8) pela direção do instituto, com confirmação posterior da Reitoria da universidade.

De acordo com comunicado enviado por e-mail à comunidade acadêmica, os usuários foram orientados a levar sua própria água para consumo enquanto o problema é resolvido. “Informamos que os bebedouros da Escola Politécnica estão temporariamente interditados. Orientamos que os usuários tragam sua própria água para consumo. Estamos trabalhando para resolver o problema com brevidade”, informou a nota.
Segundo o jornal Correio, análises microbiológicas apontaram a presença de Coliformes totais e da bactéria Escherichia coli em amostras coletadas nos bebedouros do 4º e 7º andares do prédio.
A Ufba explicou que a interdição ocorreu por recomendação da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) e que uma empresa credenciada foi contratada para realizar novos testes. A limpeza e lavagem dos reservatórios de água também estão em andamento.