Banco Central libera solicitação automática para resgate de valores esquecidos

O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (26) uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR), que permite aos cidadãos habilitar a solicitação automática de resgate de valores esquecidos em instituições financeiras. A novidade entra em vigor a partir de 27 de maio de 2025 e visa facilitar o acesso aos recursos disponíveis, sem a necessidade de consultas periódicas ao sistema.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Mudanças no resgate de valores

Até então, o processo de retirada dos valores exigia que o usuário realizasse uma solicitação manual para cada quantia disponível. Com a nova funcionalidade, será possível automatizar esses pedidos, garantindo que o valor seja transferido automaticamente para a conta do beneficiário, sem necessidade de ações adicionais.

No entanto, o método automático será restrito a pessoas físicas que possuam chave PIX cadastrada com o CPF. Quem ainda não possui esse tipo de chave precisará registrá-la junto ao banco para acessar a nova modalidade de resgate. Segundo o BC, a adesão ao serviço será opcional e feita por meio da plataforma do SVR, utilizando uma conta gov.br nível prata ou ouro, com verificação em duas etapas ativada.

As instituições financeiras que ainda não aderiram à devolução automática via PIX continuarão exigindo o processo manual, assim como os valores provenientes de contas conjuntas. Além disso, o BC esclareceu que não enviará avisos individuais sobre depósitos efetuados—o crédito será realizado diretamente pela instituição financeira responsável.

Bilhões esquecidos nas instituições financeiras

O Banco Central também divulgou que R$ 9,13 bilhões ainda permanecem esquecidos em instituições financeiras, de acordo com um balanço atualizado em março. Embora o prazo oficial para o resgate dos valores tenha se encerrado em outubro de 2024, o Ministério da Fazenda informou recentemente que não há limite de tempo para que os clientes solicitem o dinheiro.

O programa Valores a Receber tem ajudado milhões de brasileiros a recuperar quantias deixadas em contas bancárias, consórcios e outras operações financeiras. A expectativa é que, com o novo formato de solicitação automática, mais pessoas consigam acessar os valores sem complicações.

Novidade contra fraudes bancárias

Além da funcionalidade de resgate automático, o BC anunciou que, a partir de dezembro de 2025, será possível aos cidadãos solicitar que nenhuma conta bancária seja aberta em seu nome sem autorização explícita. A medida visa reduzir fraudes bancárias, evitando que criminosos criem contas falsas ou adicionem titulares indevidos em contas existentes.

Com essa iniciativa, o cidadão poderá ativar uma restrição de abertura de contas por meio do sistema “Meu BC”, plataforma de serviços financeiros digitais da instituição. O bloqueio poderá ser revertido a qualquer momento, conforme a necessidade do usuário.

As instituições financeiras serão obrigadas a consultar a base de dados antes de abrir novas contas para evitar irregularidades. Além disso, o sistema do BC mostrará um histórico de ativações e desativações, garantindo transparência e controle ao usuário.

Facilidade no acesso aos recursos

As novas funcionalidades lançadas pelo Banco Central visam tornar os serviços financeiros mais acessíveis e seguros. Com a opção de resgate automático de valores esquecidos e a proteção contra fraudes bancárias, a instituição busca simplificar processos e aumentar a segurança dos clientes, garantindo maior eficiência no setor bancário.

Com informações do G1.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco