O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, revelou nesta quarta-feira, 2, novos planos para o Pix que deverão ser implementados durante seu mandato, previsto para encerrar em 2028. As informações foram divulgadas durante o evento de comemoração aos 60 anos da instituição, realizado na sede do BC em Brasília (DF).

Entre as novidades planejadas, destacam-se:
- Pix Parcelado: Permitirá o parcelamento de compras por meio do Pix, com taxas mais baixas e atrativas, visando facilitar o acesso ao crédito e dinamizar o consumo.
- Pix como Garantia: A proposta permitirá que empreendedores utilizem a chave Pix como garantia em operações financeiras, ampliando as opções de crédito e garantias disponíveis no mercado.
- Reforço na Segurança: O Banco Central pretende aprimorar o rastreamento dos recursos transacionados via Pix, com foco na prevenção e combate a golpes financeiros.
- Drex – Real Digital: O projeto do Real Digital, chamado Drex, segue em desenvolvimento, prometendo uma nova era de pagamentos digitais no país.
O evento comemorativo contou com a presença de autoridades como os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça), Luiz Marinho (Trabalho), Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento) e Jorge Messias (AGU).
Além das novidades para o Pix, o Banco Central lançou um selo institucional em celebração aos seus 60 anos e anunciou um programa de entrevistas entre Galípolo e ex-presidentes da instituição.