Foto- Reprodução-
Nesta segunda-feira (25), o Centro Histórico de Salvador foi palco das comemorações do Dia Nacional da Baiana de Acarajé. A programação conto com missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, cortejo, apresentações culturais e um almoço especial. Durante o evento, os Correios lançaram um selo em homenagem às baianas, reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia e do Brasil.
Com o apoio do Governo do Estado, através das secretarias de Turismo (Setur) e de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), as celebrações destacamam a importância dos profissionais para a cultura e o turismo da Bahia.
“Este é um momento de celebração e cobrança por respeito e valorização. As baianas representam mais de 300 anos de tradição e são essenciais para a cultura do Brasil”, declarou Rita Santos, presidente da Abam.
O coordenador do projeto Agô Bahia, Paulo Sobrinho, reforçou a conexão entre as baianas e o turismo:
“Capacitamos mais de 200 baianas neste ano, fortalecendo o afroturismo e melhorando o atendimento aos visitantes que buscam vivenciar a cultura baiana.”
Com 38 anos na profissão, Miraci Marinho da Paixão celebrou a data emocionada: “Somos a cara da Bahia, que o mundo conhece. É um orgulho manter viva a tradição que aprendi com minha mãe.
informações do portal Alô Alô Bahia.