Projetos em andamento beneficiarão municípios do semiárido com investimentos de R$ 533 milhões
A ampliação dos sistemas de abastecimento de água nos municípios de Jequié, Uauá e Serrolândia, no semiárido baiano, segue em ritmo acelerado, com previsão de conclusão para 2025. As intervenções fazem parte de um conjunto de 10 obras financiadas com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), totalizando R$ 533 milhões, contratados pela Embasa junto ao Governo Federal em outubro do ano passado.
Segundo a diretora de Empreendimentos da Embasa, Rita Bonfim, a conclusão dessas melhorias garantirá um abastecimento eficiente para as populações dessas localidades pelos próximos 30 anos. “Além dessas ações, estamos contratando a ampliação do sistema integrado de Miguel Calmon, que atende também Piritiba e Mundo Novo. A expectativa é que as obras comecem em março deste ano, ampliando a oferta de água nesses municípios”, destacou.
Outros projetos contemplados pelos recursos do OGU seguem em fase de licitação, como a ampliação do sistema de abastecimento de Tanhaçu e a implantação da rede de esgotamento sanitário em Iaçu. Já as obras de coleta e tratamento de esgoto em Brejolândia, Barrocas, Cícero Dantas e no distrito de Caldas do Jorro, em Tucano, têm início previsto para o segundo semestre deste ano.
O presidente interino da Embasa, Gildeone Almeida, ressaltou a importância desses investimentos para a região. “Estamos reforçando o compromisso do Governo do Estado em garantir segurança hídrica e ampliar o acesso aos serviços essenciais de água e esgoto no semiárido baiano. Essas obras são fundamentais para a saúde pública, preservação ambiental e o desenvolvimento econômico e social dessas cidades”, afirmou.
