O governo federal anunciou que, a partir do dia 30 de maio, aposentados e pensionistas que foram vítimas de fraudes e descontos indevidos no INSS poderão buscar atendimento presencial em 4.730 agências dos Correios, espalhadas por 66% das cidades brasileiras.

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Como será o atendimento?
- Exclusivamente nos Correios – O serviço não será oferecido nos postos do INSS.
- Alternativa ao atendimento virtual – O aplicativo Meu INSS e o telefone 135 continuam disponíveis.
- Serviços oferecidos:
- Identificação de descontos indevidos e da entidade responsável.
- Protocolo de pedido de informações adicionais.
- Orientação sobre contestação e ressarcimento.
Facilidade no acesso
- Documento necessário – Apenas um documento de identidade será exigido.
- Representantes autorizados – Quem tiver dificuldades de locomoção pode enviar um representante com procuração.
- Unidades móveis – O governo ativará vans do PrevMóvel e embarcações do PrevBarco para atender comunidades ribeirinhas.
Fraudes no INSS: o que se sabe?
- Propina a servidores – Entidades investigadas pagavam para obter dados de beneficiários.
- Descontos em lote – Muitos aposentados foram filiados a mais de uma entidade no mesmo dia.
- Prejuízo estimado – A fraude pode ter causado um rombo de R$ 6 bilhões entre 2019 e 2024.
- Bloqueio de bens – A AGU pediu o bloqueio de R$ 2,56 bilhões de 12 associações investigadas.
O governo reforça que não há necessidade de correria, pois o ressarcimento será garantido a qualquer tempo.
Com informações do G1.