Entre os dias 5 e 8 de dezembro, o Pelourinho será palco do PanAfro Femadum 2024, promovido pelo Olodum. O evento celebra a rica diversidade da cultura afro-brasileira por meio de uma programação que mistura arte, música, debates literários e ações cidadãs. Patrocinado pelo Atacadão, pelo Ministério da Cultura (MinC) através da Lei Rouanet, e pela Bahiagás, o festival promete quatro dias de intensa conexão com as tradições e inovações da cultura afro.
A abertura, no dia 5, será marcada pela grafitagem do mascote do festival, assinada por Fael Primeiro, acompanhada da icônica percussão do Olodum, guiando o público pelas ruas históricas do Pelourinho. Na Casa do Olodum, a cerimônia inaugural apresentará detalhes da programação, exibição de vídeos e um coffee break.
Durante o dia, oficinas de percussão, dança afro e turbantes abordarão o samba-reggae e outras tradições afro-brasileiras em espaços como o Largo Tereza Batista e o Espaço Negra Jhô. À noite, o Museu Eugênio Teixeira Leal será palco para a exibição do documentário Minha Avó Era Palhaço, seguida de uma roda de conversa com Mariana Gabriel, Ana Minehira e Daise Gabriel, destacando a trajetória da primeira palhaça negra do Brasil.
No dia 6, as ações de cidadania ganham foco com atendimento oftalmológico gratuito para estudantes, em parceria com a OneSight, no Centro Digital da Memória Olodum. O evento também celebra a literatura com o Encontro de Literatas, no espaço Preto Fala de Amor, oferecendo recitais de poesia, bate-papos com escritores independentes, exposições de livros e música.
Outro destaque é o cortejo Batuque Obirim – Mulheres de Tambor, que reúne grupos como Didá, Filhas de Gandhy e Mulheres do Olodum, culminando em um encontro no Cruzeiro de São Francisco. À noite, os lançamentos dos livros A Pequena Milionária, de Jullie Dutra, e Pedagogia Olodum – Epistemologia do Samba-reggae, de Mara Felipe, contarão com bate-papos entre os autores e o presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge.
No sábado, dia 7, além de mais ações cidadãs, o espaço infantil ganha destaque com contos e brincadeiras. O Largo do Pelourinho se transformará em palco para apresentações da Banda Olodum Mirim, Negra Li e Banda Show Olodum. O dia também incluirá a final do Festival de Músicas do Olodum, com participações especiais de artistas convidados.
O encerramento, no dia 8, trará apresentações de Afrocidade e outros artistas no Largo do Pelourinho, além de homenagens e premiações para os vencedores do festival.