A Polícia Penal intensificou a segurança no Conjunto Penal de Jequié (CPJe) durante a Operação Força Máxima Verão, iniciada na última segunda-feira, 6. A ação resultou na apreensão de celulares, carregadores, cordas tipo “tereza”, armas brancas e cadernos com anotações suspeitas, além da transferência de seis detentos para outras unidades da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Durante a operação, foram encontrados cinco aparelhos celulares, 11 armas brancas artesanais, duas soqueiras improvisadas, cinco porções de maconha, uma corda tipo “tereza” e três cadernos com anotações diversas. As buscas foram realizadas nas 14 celas do Presídio 01 do CPJe, onde 81 internos passaram por verificação. A responsabilidade pelos materiais apreendidos está sendo apurada.
Além das apreensões, a operação resultou na transferência de seis internos, suspeitos de envolvimento com organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas e homicídios em Jequié. A medida visa desarticular a relação dos detentos com o crime organizado na região.
As ações foram coordenadas pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP) e contaram com o apoio das equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP), da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), da Coordenação de Monitoração e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP), e policiais penais ordinários.