O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso da trama golpista julgada recentemente no Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a ser alvo de pedidos de impeachment no Senado. Neste ano, seis petições foram protocoladas por cidadãos e parlamentares, e estão sob análise da Advocacia Geral do Senado.

Foto: Antonio Augusto/STF
As acusações incluem supostas irregularidades, como a multa aplicada ao Partido Liberal (PL) após as eleições de 2022, questionamentos sobre a investigação do ataque sofrido pelo ministro em Roma, e alegações de crimes contra a liberdade de expressão. No entanto, a maioria dos pedidos carece de embasamento jurídico sólido e é vista como tentativa de tumultuar o cenário político.
Entre os autores das petições estão Fiorelo Ruviaro, Elena Yatiyo Tanaka, Aurino Barbosa da Silva, Jovi Vieira Barboza, Sérgio Augusto Pereira de Borja, e o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS). Historicamente, pedidos semelhantes contra ministros do STF não avançaram devido à falta de fundamentação legal.
A situação reflete o clima de polarização política no Brasil, enquanto o Senado avalia os próximos passos em relação às petições.
Com informações do Bnews.