
Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizam, nesta sexta-feira (4), um protesto na base da autarquia, no Dique do Tororó, em resposta a episódios de agressão registrados ao longo da semana. A manifestação reúne cerca de 500 trabalhadores e uma assembleia está prevista para ocorrer às 11h.
Segundo Judário Silva, diretor da Associação dos Agentes de Trânsito de Salvador, todas as viaturas estão concentradas na base e só sairão para atender acidentes com vítimas e situações graves. “A intolerância está grande na cidade e estamos com dificuldades de exercer as nossas funções por causa da falta de entendimento dos condutores sobre o nosso papel”, afirmou.
A Transalvador, em nota enviada ao portal BNews, afirmou que “não há orientação para que os agentes não atuem nas ruas” e ressaltou que mantém contato com órgãos de segurança para garantir a integridade dos servidores.
Ainda de acordo com a autarquia, dirigentes se reuniram com representantes dos motociclistas na quinta-feira (3) para discutir formas de ordenamento e segurança, principalmente na região do Shopping da Bahia.
Os números são preocupantes: nos dois primeiros meses de 2025, seis motociclistas morreram em acidentes na capital e outras cinco pessoas perderam a vida em ocorrências envolvendo motos, representando 73% das vítimas fatais no período.
A Transalvador destaca que o diálogo com as lideranças da categoria é essencial para a construção de soluções equilibradas e para garantir a segurança viária em Salvador.