Dois trabalhadores terceirizados da empresa Build Your Dreams (BYD), que atuam na construção de uma fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), sofreram graves acidentes nos dias 1º e 2 de dezembro. Um deles teve um dedo amputado e o outro fraturou a perna. As vítimas, ambas de nacionalidade chinesa, foram hospitalizadas no Hospital Santa Helena.
O Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Camaçari (Sindticcc) relatou os incidentes, mas não especificou as circunstâncias dos acidentes. A entidade informou que os operários estavam trabalhando nas obras prediais da empresa no momento dos acidentes.
A BYD, por meio de nota, confirmou que os dois trabalhadores acidentados pertencem a empresas terceirizadas responsáveis pela construção da fábrica. A montadora informou que ambos foram atendidos imediatamente no local e encaminhados para unidades de saúde, onde seguem em tratamento. A empresa também destacou que está acompanhando a recuperação dos funcionários e instaurou uma sindicância para apurar as causas e responsabilidades pelos acidentes.
O Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA) recebeu notificações sobre os acidentes e iniciou um inquérito para investigar as condições de trabalho na obra. Em entrevista ao g1, o órgão afirmou que está avaliando a situação com a máxima atenção.
Além disso, uma reportagem da Agência Pública revelou que os trabalhadores chineses contratados por empresas terceirizadas estariam sendo submetidos a jornadas de até 12 horas diárias, sem folga semanal e sem acesso à água potável. Relatos também apontam agressões físicas, incluindo chutes, por parte de superiores, em um ambiente de trabalho precarizado.