Entenda como funcionará o Pix por aproximação

A partir desta sexta-feira (28), as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer uma nova modalidade de transferência via Pix, chamada Pix por aproximação. Esta funcionalidade dispensa a necessidade de digitar a senha bancária e estará disponível inicialmente para celulares Android.

Foto: Bruno Peres / Agência Brasil

Com o Pix por aproximação, o cliente só precisa encostar o celular na maquininha de cartão para realizar a transferência, utilizando a tecnologia Near Field Communication (NFC). Nas compras online, o pagamento será concluído com apenas um clique, sem necessidade de escanear o Código QR ou utilizar a função Copia e Cola do Pix, facilitando ainda mais o processo.

O valor máximo por transação será R$ 500, com a opção de o cliente configurar um limite diário ou por operação para essa modalidade.

Esse método é similar aos pagamentos por aproximação já adotados com cartões de crédito e débito, que vêm crescendo no país. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), 65% dos pagamentos presenciais foram feitos por aproximação em setembro do ano passado.

Até o momento, o Pix por aproximação estava em fase de testes com diversos bancos, como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, entre outros. Doze marcas de maquininhas de cartão também firmaram parceria com o Google para disponibilizar essa tecnologia.

Com a obrigatoriedade, todas as instituições financeiras associadas ao open finance, que envolvem o compartilhamento de dados, terão que estar integradas ao Google Pay e oferecer o Pix por aproximação, já que esse é o único serviço cadastrado no Banco Central para iniciador de pagamento. A funcionalidade estará disponível apenas para dispositivos Android, pois o Apple Pay e o Samsung Pay ainda não estão registrados no Banco Central.

A expectativa é que, além dos bancos que já oferecem, outros passem a disponibilizar essa opção a partir de sexta-feira.

Com informações do Bahia Notícias.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco