Neste final de semana, a Bahia viveu uma verdadeira festa com o pré-Carnaval, atraindo turistas e movimentando a economia local. A ação “Esperando o Carnaval da Bahia”, promovida pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), aconteceu em diversos pontos de Salvador e no interior do estado.

Foto: ASCOM.
Na capital, o bairro do Rio Vermelho foi palco para uma série de eventos culturais, incluindo a apresentação da bateria do bloco afro Muzenza e atividades de conscientização sobre turismo sustentável. No Mercado do Rio Vermelho, aconteceram apresentações dos afoxés Filhos de Onira e Templos dos Orixás, além de um desfile cultural de matriz africana. A animação se estendeu pelo Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo e outros bairros de Salvador, como o Projeto Auê no Nordeste de Amaralina e o “Grito de Carnaval” na Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa.
Além da capital, o interior da Bahia também foi agitado com festas e eventos. Em Lençóis, na Chapada Diamantina, a Praça do Mercado recebeu a banda de sopro e percussão Os Charangas, enquanto a Costa do Cacau teve o desfile do Rixô Elétrico em Itacaré e o bloco infantil Pirulito em Ilhéus. No Sertão e Oeste baiano, destacaram-se festas como o Bloquinho Vitamina D em Serrinha e o Carnaval Cultural de Caculé.
Com a participação de turistas de diversas partes do Brasil e do mundo, a festa ajudou a aquecer a economia local, gerando movimentação no comércio, nos bares e restaurantes, e contribuindo para a divulgação da rica cultura baiana.
Com informações do Bnews.