Após 35 anos de ausência, o Bahia volta à Copa Libertadores da América para a sua quarta participação no torneio. Em sua estreia, o Tricolor de Aço enfrentará o The Strongest, da Bolívia, em La Paz, nesta terça-feira, 18 de fevereiro. O duelo de volta ocorrerá na Arena Fonte Nova, no dia 25. Se avançar, o Bahia enfrentará o vencedor do confronto entre Boston River (URU) e Ñublense (CHI) para garantir uma vaga na fase de grupos.

Foto: Divulgação.
A edição de 2025 tem um sabor ainda mais especial para os baianos, já que, com a volta do Bahia ao torneio, pela primeira vez na história da Libertadores dois times nordestinos (Bahia e Fortaleza) estarão presentes na competição.
O Brasil, que tem dominado a Libertadores nas últimas décadas, com 24 títulos conquistados, é o segundo país com mais troféus na competição, ficando atrás apenas da Argentina. Desde a primeira edição do torneio, em 1960, 31 clubes brasileiros já participaram, com 14 deles chegando às finais. No entanto, apenas São Caetano e Athletico não conquistaram o título após disputar a decisão.
O histórico de participação brasileira foi marcado por algumas ausências devido a discordâncias com a Conmebol, como ocorreu em 1966, 1969 e 1970, além de questões relacionadas a regulamentos e problemas com a arbitragem. Mesmo assim, o Brasil segue como o país com mais clubes campeões e finalistas da história da Libertadores.
A trajetória do Bahia na competição começou em 1960, quando, após conquistar a Taça Brasil, foi o primeiro time brasileiro a representar o país na Libertadores. Na sua estreia, a equipe foi eliminada nas Quartas de Final pelo San Lorenzo (ARG). Em 1964, o Bahia voltou ao torneio, mas novamente não avançou após ser eliminado pelo Deportivo Italia (VEN). A melhor campanha da equipe baiana foi em 1989, quando, como campeão brasileiro, avançou até as Quartas de Final, sendo derrotado pelo Internacional.
Com o retorno à Libertadores, o Bahia reafirma seu pioneirismo e reforça a presença do futebol nordestino no cenário continental. Historicamente, outros clubes da região também marcaram presença, como o Náutico, o Sport e o Fortaleza. Com a participação do Bahia, o Nordeste finalmente terá dois representantes na competição, um marco para o futebol da região.
No ranking de títulos por estados, São Paulo lidera com 10 conquistas, seguido por Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Sul (5) e Minas Gerais (3). Entre os clubes, Flamengo, Grêmio, Santos, São Paulo e Palmeiras possuem três títulos cada, enquanto Cruzeiro e Internacional conquistaram a taça duas vezes. Outros grandes como Atlético Mineiro, Botafogo, Corinthians, Fluminense e Vasco da Gama possuem uma conquista cada.
Com informações do iBahia.