A tradicional Lavagem de Itapuã, última celebração popular antes do Carnaval, será realizada na quinta-feira (20) e promete agitar as ruas do bairro com uma série de atividades culturais e comunitárias. O evento começa às 2h com a apresentação do Bando Anunciador, um grupo de músicos locais que percorre o bairro, seguido pela alvorada, queima de fogos, e a Lavagem Nativa, realizada pela comunidade local e o Grupo Mãe, às 5h30. Este ritual inclui a lavagem das escadas e do pavimento da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, na Praça Dorival Caymmi.

Foto: Lucas Moura/Secom PMS
A festa segue com o samba de roda, às 6h, com as Ganhadeiras de Itapuã, um grupo de mulheres que preserva a história e a cultura do bairro. Em seguida, um café da manhã comunitário marca a confraternização entre os moradores. Durante a festa, outros momentos culturais incluem o arrastão do grupo Mulheres que Incentivam, que parte da Praça Dorival Caymmi, e a lavagem das escadarias da igreja pelas baianas, às 11h30.
O cortejo tradicional será composto por aproximadamente 150 baianas, acompanhadas pelos Alabês e por um carro alegórico que homenageará Gildete Santana Mendes dos Santos e José Carlos Santana, figuras tradicionais do bairro.
Além disso, grupos artísticos e culturais de Itapuã, como o afoxé Filhos de Omolum e o Bloco Cultural de Itapuã – Galera do Mar, também estarão presentes, exibindo a diversidade e irreverência da festa. A Baleia Rosa do Amor, ícone da Lavagem, também trará uma nova roupagem e fará uma homenagem à jornalista Helô Sampaio.
Celso Di Niçu, organizador da festa, destacou a importância da Lavagem de Itapuã como a única festa popular de Salvador organizada pelos próprios moradores, ressaltando o sentimento de pertencimento e tradição que ela representa para a comunidade.
Com informações do Bahia.Ba