Maria Bethânia, dona de uma voz marcante, celebra nesta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, 60 anos de carreira. Considerada uma das cantoras mais importantes para a criação da Música Popular Brasileira (MPB) e para a formação da identidade cultural do país, Maria Bethânia nasceu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, em 1946, sendo a caçula do casal Canô e Zeca Velloso.

Foto: Felipe Souto Maior/AgNews
Bethânia é especialmente conhecida pelo vínculo artístico e eterno com seu irmão, Caetano Veloso. Juntos, os dois exploraram a rica bagagem cultural de Santo Amaro, entre o catolicismo e o candomblé, elementos que marcaram profundamente suas composições.
Início da carreira
Aos 14 anos, Maria Bethânia se mudou para Salvador para estudar, onde entrou em contato com a cena musical local, que a elevaria para o cenário nacional. Sua estreia no palco ocorreu em 1963, no show Boca de Ouro, com a música “Na Cadência do Samba”, de Ataulfo Alves. No ano seguinte, em 1964, Bethânia participou do espetáculo Nós, Por Exemplo, no Teatro Vila Velha, aos 18 anos. Esse show também marcou o início das carreiras de outros artistas que se tornariam estrelas da MPB, como Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, e seu irmão Caetano Veloso.
A virada de 1965
Em 1965, a cantora foi escolhida por Nara Leão para substituí-la no show Opinião, no Teatro de Arena, no Rio de Janeiro, estreando no dia 13 de fevereiro. Foi nesse palco que Bethânia, com a interpretação poderosa de “Carcará”, de João do Vale e José Cândido, conquistou o público e solidificou sua estrela no cenário musical brasileiro.
Com informações do IBahia.