A Prefeitura de Salvador intensificou a fiscalização contra pichações, especialmente na Barra, após registrar vandalismo nos últimos dias. A ação, que visa preservar o espaço público durante o Carnaval 2025, foi reforçada pela Secretaria de Ordem Pública (Semop).

Foto: Divulgação.
A medida ocorre em resposta ao problema que se repete pela segunda vez. Em 2024, pichações foram detectadas em pontos estratégicos como a Avenida Oceânica e o Largo do Farol da Barra, importantes para a festa. A Semop lembrou a Lei Municipal 8.645/2014, que considera a prática como crime ambiental e ato de vandalismo.
O diretor de Serviços Públicos da Semop, Alysson Carvalho, manifestou preocupação com a reincidência do problema e os danos causados à cidade. “É lamentável que áreas revitalizadas estejam novamente sendo vandalizadas”, afirmou. Além das consequências estéticas, a pichação é uma infração com penalidades, incluindo a cassação da licença de ambulantes flagrados.
O Carnaval 2025 contará com 5.335 ambulantes credenciados, que atuarão no circuito Dodô, com equipes de fiscalização para garantir a ordem pública e o bom andamento das atividades.
Com informações do Bahia.Ba.