Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, em Barra do Rocha, Bahia, criaram uma alternativa sustentável às tintas convencionais. O grupo, formado por Caio Vitor Neves, Ana Clara dos Santos, Pamella Lorrany dos Santos, Geovana Santos e Roberth Vitorino, desenvolveu a Ecotinta, uma tinta ecológica feita a partir de matérias-primas naturais, como beterraba, cenoura, repolho roxo, leite, argila, flores, açafrão e café.

Foto: Assessoria.
A iniciativa visa reduzir os impactos ambientais das tintas tradicionais, que contêm compostos orgânicos voláteis (VOCs) prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. “A produção da tinta é 100% sustentável, garantindo que todo o processo, desde a obtenção das matérias-primas até a fabricação, seja ecologicamente responsável”, explicou Ana Clara.
Além de ser segura para o público infantil, a Ecotinta não oferece riscos à saúde, mesmo quando descartada no meio ambiente. Os estudantes testaram a tinta em diversas superfícies e verificaram sua aderência e durabilidade, afirmando que ela pode ser comparável às tintas convencionais, dependendo da composição e do ambiente.
Com o apoio da Secretaria da Educação (SEC) e a orientação dos professores Daiane Pergentino e Atanael de Jesus, o produto já oferece uma cartela de cores, incluindo azul, preto, rosa, nude e amarelo. Os estudantes pretendem aprimorar a fórmula, explorar novos testes e expandir a produção.
Com informações do Bahia.Ba.