Estudantes da rede pública criam tinta ecológica com pigmentos naturais

Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, em Barra do Rocha, Bahia, criaram uma alternativa sustentável às tintas convencionais. O grupo, formado por Caio Vitor Neves, Ana Clara dos Santos, Pamella Lorrany dos Santos, Geovana Santos e Roberth Vitorino, desenvolveu a Ecotinta, uma tinta ecológica feita a partir de matérias-primas naturais, como beterraba, cenoura, repolho roxo, leite, argila, flores, açafrão e café.

Foto: Assessoria.

A iniciativa visa reduzir os impactos ambientais das tintas tradicionais, que contêm compostos orgânicos voláteis (VOCs) prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. “A produção da tinta é 100% sustentável, garantindo que todo o processo, desde a obtenção das matérias-primas até a fabricação, seja ecologicamente responsável”, explicou Ana Clara.

Além de ser segura para o público infantil, a Ecotinta não oferece riscos à saúde, mesmo quando descartada no meio ambiente. Os estudantes testaram a tinta em diversas superfícies e verificaram sua aderência e durabilidade, afirmando que ela pode ser comparável às tintas convencionais, dependendo da composição e do ambiente.

Com o apoio da Secretaria da Educação (SEC) e a orientação dos professores Daiane Pergentino e Atanael de Jesus, o produto já oferece uma cartela de cores, incluindo azul, preto, rosa, nude e amarelo. Os estudantes pretendem aprimorar a fórmula, explorar novos testes e expandir a produção.

Com informações do Bahia.Ba.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco