Anuncie aqui!

Anuncie aqui!

Petrobras prepara evento com Lula para lançamento de nova licitação de navios

A Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pelo transporte, está programada para lançar, ainda em fevereiro, a segunda licitação para a encomenda de navios em estaleiros nacionais. O evento está agendado para o próximo dia 17 e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme antecipado pela estatal.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil.

Retomada da indústria naval brasileira

A retomada das encomendas para a indústria naval é uma das promessas de campanha de Lula. Durante seus primeiros mandatos, o presidente impulsionou um ciclo de incentivos ao setor, que, no entanto, foi encerrado após o escândalo de corrupção investigado pela Operação Lava Jato.

Nesta nova gestão, a Transpetro já lançou uma licitação para a contratação de quatro navios destinados ao transporte de combustíveis, sendo a vencedora um consórcio formado pelos estaleiros Rio Grande e McLaren. A assinatura dos contratos está prevista para ocorrer em Rio Grande (RS), base da indústria naval gaúcha, durante o evento de lançamento da próxima licitação.

Detalhes da nova licitação

A segunda licitação da Transpetro deve contratar oito navios gaseiros, que serão utilizados para o transporte de gás de cozinha. Além dessa licitação, uma terceira licitação está prevista para o mês de junho, com a contratação de quatro navios de médio porte. No total, o plano de encomendas da Transpetro prevê a aquisição de até 25 embarcações, o que representaria um aumento de 25% na capacidade própria de transporte de petróleo e combustíveis da Petrobras.

Investimentos da Petrobras na indústria naval

Além das encomendas de navios para a Transpetro, a Petrobras também tem investido na compra de barcos de apoio à produção de petróleo em alto-mar, com um incentivo à construção naval no Brasil. Em dezembro de 2024, a Petrobras assinou contratos no valor de R$ 16,5 bilhões para a construção de 12 embarcações em Santa Catarina.

Impactos no setor naval brasileiro

O setor naval brasileiro, que chegou a empregar 80 mil trabalhadores em 2014, sofreu uma grave crise com a suspensão de contratos após o início da Operação Lava Jato. Em 2022, o número de trabalhadores no setor caiu para pouco mais de 23 mil, refletindo o impacto da crise na indústria naval.

Com informações do Bahia Notícias.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco