Candidatos do Exame Nacional de Residência Médica (Enare) 2025, também conhecido como “Enem dos residentes”, denunciaram falhas nos critérios de avaliação e distribuição de notas no processo seletivo para especialização na área da saúde. O exame, que avalia tanto o currículo quanto a prova de conhecimentos, gerou reclamações sobre notas zeradas, principalmente na etapa de análise curricular e de histórico escolar.

Foto: Divulgação.
De acordo com relatos compartilhados nas redes sociais, cerca de 10 mil inscritos receberam nota zero na avaliação curricular, que representa 10% da pontuação total. Os outros 90% da nota provêm da prova de conhecimentos, realizada em 20 de outubro de 2024.
Estudantes de pelo menos seis estados do Brasil relataram notas injustificadas e recorreram às redes sociais para protestar. “Foi um balde de água fria, algo que define nosso futuro. Entramos com ação judicial, liminar, procuramos a ouvidoria da Ebserh, mas ninguém se pronunciou”, afirmou uma das participantes.
A Ebserh, responsável pela organização do exame, informou que, assim que soube das possíveis inconsistências na análise curricular, solicitou a apuração pela FGV. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) declarou que os recursos serão analisados adequadamente e reafirmou seu compromisso com a rigidez e isonomia do processo seletivo.
Com informações do Bahia Notícias.