O Curto Circuito das Artes traz mais uma semana repleta de estreias e apresentações gratuitas de teatro, música e dança em Salvador. A partir desta quarta-feira (15), moradores e visitantes da cidade podem aproveitar uma programação vibrante para todas as idades. Entre os destaques estão a peça Do outro lado do Mar, que será encenada no Espaço Cultural da Barroquinha às 19h, e a apresentação infantojuvenil Histórias do Mundão, que ocorrerá no Sesi Casa Branca nos dias 18 (sábado) às 16h e 19 (domingo) em dois horários: 11h e 16h. Para quem curte o ritmo do pagodão, a partir da sexta-feira (17), às 18h, o Circuito de Artes Integradas – Pagodão Pride começa no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360º.
O Curto Circuito das Artes é uma realização da Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e parceria com a Funarte, do Ministério da Cultura. O evento ocupa até fevereiro de 2025 diversos espaços culturais da cidade com uma programação diversificada, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e fortalecer a cena cultural de Salvador, promovendo espetáculos, exposições e residências artísticas.

Diversidade e Reflexão
Entre as atrações, Do outro lado do Mar se destaca por sua abordagem sensível sobre trabalho, solidão e identidade. A peça será apresentada no Espaço Cultural da Barroquinha nos dias 15 (quarta), 17 (sexta) e 18 (sábado), às 19h, e narra a história de uma funcionária pública prestes a se aposentar, que atende um jovem sem nome em busca de um documento que comprove sua existência, em um balcão de atendimento montado numa praia deserta.
Já o Museu do que Somos, uma performance que mistura teatro e museologia, convida o público a construir uma exposição sobre a memória e os contextos da vida. Apresentado por Luiz Antônio Sena Jr., a última exibição será na quarta-feira (15), às 19h, no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras.
Ritmo e Inclusão
O Circuito de Artes Integradas – Pagodão Pride, que será realizado na sexta (17) e sábado (18), às 18h, no Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360º, celebra o pagodão baiano com um olhar especial sobre a perspectiva LGBTQIAPN+ negra e periférica, destacando a diversidade cultural e promovendo a inclusão.
Para a família, o espetáculo infantojuvenil Histórias do Mundão traz uma viagem de duas irmãs, Tina e Kekeu, por novos mundos e histórias. A apresentação será no Sesi Casa Branca no sábado (18), às 11h, e domingo (19), às 11h e 16h.
A coreógrafa Jaqueline Elesbão também traz para o palco o espetáculo Entrelinhas, no Espaço Boca de Brasa Cajazeiras, na sexta-feira (17), às 19h. A obra aborda a violência contra a mulher, destacando a voz da mulher negra em uma sociedade machista e opressora.
Por fim, no domingo (19), às 16h, o projeto Sibí Dúdú – A Ponte Entre as Gerações, no Espaço Cultural da Barroquinha, celebra a cultura de matriz africana e o samba de roda, com apresentações do grupo Omo Obá e Geo da Viola.
Os ingressos são distribuídos no local, uma hora antes de cada apresentação, na bilheteira do teatro. Mais informações estão disponíveis no site da FGM: https://fgm.salvador.ba.gov.br.