O Hospital Ortopédico da Bahia, administrado pelo Einstein, passa a oferecer um serviço especializado em hematologia para atender pacientes com distúrbios sanguíneos, incluindo anemia falciforme. A iniciativa integra uma equipe multidisciplinar para avaliações completas, exames e tratamentos personalizados, visando melhorar o pré e o pós-operatório, além de reduzir complicações como perdas sanguíneas.

Foto: Divulgação.
De acordo com Andrea Mello, hematologista da unidade, transfusões podem ser evitadas com reposição de ferro, aplicação de eritropoetina e correção de doenças associadas. A anemia falciforme, doença genética comum na população afrodescendente, é responsável por complicações ortopédicas, especialmente no quadril, devido à alteração na hemoglobina, que prejudica o transporte de oxigênio no organismo.
A Bahia lidera a incidência de anemia falciforme no Brasil, com um caso a cada 650 nascimentos. A doença, que se manifesta a partir do primeiro ano de vida com crises de dor, infecções e eventos vasculares, requer acompanhamento precoce para prevenir danos graves ao quadril, como osteonecrose, e preservar a qualidade de vida. O novo serviço do hospital oferece manejo contínuo e especializado para pacientes internados.
Com informações do Bnews.