A Fundação Hemoba está enfrentando estoques críticos de todos os tipos sanguíneos e fez um apelo à população para que colabore com a doação de sangue, essencial para salvar vidas. Segundo a Fundação, o início do ano é um período particularmente difícil para o abastecimento dos estoques, devido às férias escolares e folgas prolongadas, que resultam em menos doadores e maior demanda por sangue, especialmente devido a acidentes de trânsito.

Foto: Mike/MS.
Atualmente, os estoques de sangue podem atender à demanda hospitalar por no máximo três dias, enquanto o ideal seria manter uma reserva de pelo menos cinco dias para garantir segurança no atendimento.
Luiz Catto, diretor-geral da Hemoba, enfatizou a importância das doações para manter os níveis seguros de sangue, destacando que são fundamentais para o tratamento de pacientes que necessitam de hemocomponentes. Ele apelou para a solidariedade da população baiana.
Além da Hemoba, o GSH Banco de Sangue também está com estoques baixos. Érica Santana, líder de captação do GSH Banco de Sangue de Salvador, informou que o aumento no número de acidentes graves nas rodovias tem impactado diretamente na demanda por sangue no país.
Embora todos os tipos sanguíneos sejam necessários, os mais críticos são os com fator Rh negativo, como O- e A-. O O Negativo é universal, podendo ser transfundido para qualquer paciente, sendo essencial em emergências. A Hemoba também explicou que mesmo quem não sabe o tipo sanguíneo pode doar, pois o exame de checagem do fator Rh é realizado logo após a doação.
Pré-requisitos para doação de sangue:
- Apresentar documento oficial com foto (RG, CNH, etc.);
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem ter autorização e presença do responsável);
- Estar em boas condições de saúde e pesar ao menos 50 kg;
- Dormir pelo menos 6h na noite anterior à doação;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h;
- Evitar alimentos gordurosos antes da doação;
- Aguardar 12 meses após tatuagem ou piercing (exceto na região genital ou bucal);
- Caso tenha diabetes, a condição deve estar controlada, sem uso de insulina;
- Esperar 6 meses após endoscopia ou procedimento endoscópico;
- Não ter tido Doença de Chagas ou ISTs;
- Aguardar 7 dias após sintomas de gripe ou resfriado;
- Se tomou vacina da gripe, deve aguardar 48h.
Com informações do Bnews.