Sistema de Reconhecimento Facial da SSP da Bahia captura 12 foragidos em 48 horas

Nas primeiras 48 horas de 2025, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) conseguiu localizar e prender 12 pessoas com mandados de prisão em aberto. As capturas ocorreram em diversas cidades, incluindo Salvador, Barreiras, Porto Seguro, Ilhéus e Itabuna.

Foto: Márcia Santana/ Ascom SSP

Entre os foragidos, quatro eram procurados por homicídio, cinco por roubo e três por não pagamento de pensão alimentícia. As primeiras prisões aconteceram em Salvador, no dia 1° de janeiro, quando dois indivíduos foram localizados: um suspeito de roubo e outro com mandado por débito alimentício.

A tecnologia, que já é usada há algum tempo no estado, emitiu alertas subsequentes, levando à prisão de outros cinco foragidos pela prática de homicídios e roubos, em operações realizadas por equipes de diferentes Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPMs) e o Comando de Policiamento Regional Central (CPRC Central).

Além da capital, a ferramenta também atuou em outras regiões do estado, resultando em prisões em Barreiras, no Oeste da Bahia, e Porto Seguro, no Extremo Sul, com três pessoas capturadas por débito de pensão alimentícia. Em Ilhéus e Itabuna, dois homens procurados por homicídios foram encontrados.

Em 2024, o Sistema de Reconhecimento Facial da SSP-BA alcançou a marca de 1.131 prisões, totalizando 2.397 prisões desde o seu lançamento em 2019. A tecnologia tem sido implantada em locais de grande circulação, com o objetivo de identificar e retirar de circulação pessoas com ordens de prisão expedidas.

Além de homicídios e tráfico de drogas, o sistema tem ajudado na captura de indivíduos procurados por crimes como formação de quadrilha, associação criminosa, estupro, crimes contra a mulher e patrimônio, lesão corporal, entre outros. Para reforçar a segurança em eventos de grande porte, as câmeras também são instaladas em Plataformas de Observações Elevadas e caminhões equipados com antenas e centrais de operação, utilizadas em micaretas, festejos juninos, feiras agropecuárias e outros eventos.

Com informações do Bahia.Ba.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco