Reforço no abastecimento: novo poço amplia oferta de água para localidades do Litoral Norte

Arembepe e outras áreas serão beneficiadas com maior fornecimento neste fim de ano

Um novo poço perfurado pela Embasa entrou em operação nesta quarta-feira (27), reforçando o sistema de abastecimento de Machadinho Norte, em Camaçari. Esse sistema é responsável pelo fornecimento de água para localidades como Arembepe, parte de Barra de Jacuípe e Areias. Com a ativação do equipamento, a oferta de água nas áreas atendidas aumentará em 40 litros por segundo (l/s), o que contribuirá para atender à demanda ampliada típica do período de festas de fim de ano, quando o fluxo de pessoas na região aumenta significativamente.

Foto: Divulgação Embasa

O sistema de Machadinho Norte agora opera com quatro poços, que juntos ofertam uma vazão total de 154 l/s, atendendo a uma população fixa de 29,5 mil habitantes. Durante a alta estação, a Embasa estima que a população local aumente em até 400%. Segundo Thaís Vieira, superintendente de Serviços de Água e Esgotamento Sanitário para a Região Metropolitana de Salvador (RMS), a companhia tem intensificado medidas operacionais para atender a esse crescimento. “Além da perfuração do novo poço, também estamos reforçando outras ações para lidar com os desafios da alta estação, quando o fluxo de pessoas em algumas localidades é quatro vezes maior que o habitual”, afirma.

As iniciativas incluem a contratação de equipes de campo adicionais, inspeção e manutenção preventiva dos equipamentos da rede distribuidora, mobilização de equipes de plantão 24 horas durante os feriados prolongados, além de rondas intensificadas em áreas remotas para prevenir vandalismo. Thaís destaca que a Embasa também dobra a oferta de água distribuída para Salvador e região metropolitana nesta época do ano para suportar o aumento significativo no consumo.

Águas subterrâneas como solução sustentável

Para regiões onde não é viável o abastecimento a partir de mananciais de superfície, como rios, a Embasa investe na exploração de águas subterrâneas. O sistema de abastecimento de Camaçari, por exemplo, é composto predominantemente por poços tubulares. A empresa realiza estudos, como o que mapeou o Sistema Aquífero Marizal São Sebastião, o principal manancial subterrâneo do Recôncavo Baiano.

“O estudo identifica estratégias para preservar as águas subterrâneas do aquífero e garante o uso sustentável desses recursos, especialmente ao integrar novos poços aos sistemas de abastecimento dos municípios”, explica Lúcio Landim, gerente setorial de mananciais e de segurança de barragens da Embasa. Ele ressalta que o novo poço do sistema de Machadinho Norte foi previamente mapeado e monitorado para garantir a segurança e eficiência do processo.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco